resumo de embriologia do sistema digestório
FACULDADE DE MEDICINA
TRABALHO DE CONCLUSÃO
UNIDADE CURRICULAR II
EMBRIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO
Thamy da Cunha NakamichiCuiabá, MT
EMBRIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO
O intestino primitivo tem sua formação durante a quarta semana de gestação. Encontra-se fechado, em sua extremidade cefálica, pela membrana bucofaríngea e, em sua extremidade caudal, pela membrana cloacal. Seu endoderma dá origem a maior parte do epitélio e das glândulas do trato digestório, enquanto que o epitélio das extremidades cefálica e caudal derivam, respectivamente, do estomodeu e do proctodeu. Os tecidos muscular e conjuntivo, bem como outras camadas do trato digestivo, derivam do mesoderma esplâncnico circundante ao intestino primitivo. Este é dividido em três partes: intestino anterior, intestino médio, intestino posterior.
INTESTINO ANTERIOR
Derivados: faringe primitiva e seus derivados (cavidade oral, faringe, língua, tonsilas, glândulas salivares e sistema respiratório superior), sistema respiratório inferior, esôfago, estômago, duodeno, fígado, aparelho biliar e pâncreas.
Esôfago: Desenvolve-se caudalmente à faringe primitiva; separa-se da traquéia pelo septo traqueoesofágico; epitélio e glândulas derivados do endoderma.
Estômago: surge como uma dilatação fusiforme da parte caudal do intestino anterior que cresce e alarga-se ventralmente. Esse crescimento é maior na borda dorsal do que na borda ventral, originando a grande curvatura do estômago; Ao crescer, o estômago faz um movimento de rotação de 90° em torno de seu eixo longitudinal. Como conseqüência, a pequena curvatura (ventral) desloca-se para a direita, enquanto que a grande curvatura (dorsal) desloca-se para a esquerda. Também a região cefálica torna-se para esquerda e para baixo e a região caudal para direita e para cima. O mesogástrio dorsal mantém o estômago suspenso à parede dorsal da cavidade abdominal, enquanto que o mesogástrio ventral prende o estômago e o duodeno à