Lineu
A sistemática é a ciência dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relações filogenéticas entre os organismos. Inclui a taxonomia (ciência da descoberta, descrição e classificação das espécies e grupo de espécies, com suas normas e princípios) e também a filogenia (relações evolutivas entre os organismos). Em geral, diz-se que compreende a classificação dos diversos organismos vivos. Em biologia, os sistematas são os cientistas que classificam as espécies em outros taxa a fim de definir o modo como eles se relacionam evolutivamente.
Lineu O naturalista, médico e professor sueco Karl von linée, cujo o nome em português é Lineu, criou um sistema de classificação e de nomenclatura, em 1735, que é usado até hoje com poucas modificaçãoes. No sistema de Lineu, todos os seres vivos são agrupados em diferentes categorias. Ao todo são sete categorias taxonômicas. A maior e mais abrangente é o reino. Cada reino é dividido em filos, Cada filo é subdividido em classes. Cada classe é subdividida em ordens. Cada ordem é subdividida em famílias. Cada família é subdividida em gênero. Cada gênero é subdividido em espécies. A espécie é a categoria básica. Nela encontram-se os indivíduos que são capazes de se reproduzir entre si e de produzir descendentes férteis. Quanto maior for a semelhança entre dois seres, maior deve ser seu parentesco e, da mesma forma, esses indivíduos deverão apresentar muitas categorias taxonômicas em comum.
Critérios de classificação de seres vivos
Os primeiros estudos de sistemática basearam-se essencialmente na morfologia externa dos organismos. No entanto, estudos posteriores recorreram a aspectos morfológicos e fisiológicos internos, e mais recentemente a dados paleontológicos, embriológicos, nutricionais, reprodutivos, etológicos, citológicos, genéticos e bioquímicos. Dos principais critérios usados, actualmente, na classificação destacam-se:
Morfológicos – Critérios que continuam a