linda flor
Os alemães bombardeiam a radio onde Szpilman trabalha. Ele foi para casa e descobre que o Reino Unido e a França declararam guerra contra a Alemanha Nazista. Sua família acha que a guerra vai logo acabar.
As condições de vida da população judia começa a ficar ruim, pois a maioria dos seus direitos estavam sendo retirados, proibidos, como por exemplo não sentar mais em bancos em praças públicas, lanchonetes não aceitavam judeus, e foram obrigados a utilizar uma faixa no braço com a Estrela de Davi para serem identificados. Em 1940 são forçados a ir para um barro o sò de judeus de Varsóvia, onde enfrentaram medo, fome, desnutriçãoea constante fobia da morte e a tortura. De dentro de sua casa, no bairro judeu, o pianista presenciou uma das cenas mais chocantes de sua vida: um homem aleijado ser atirado da janela de sua casa abaixo.
Após três anos convivendo no bairro, Szpilman viu sua família ser transferida junto com muitos outros judeus para um campo de concentração nazista de extermínio. Os nazistas os enganavam, dizendo que seriam todos transferidos para trabalharem, sendo que na verdade todos estavam sentenciados à morte.
Ele foi escolhido por um dos soldados para permanecer em Varsóvia e trabalhar em construções para eles, junto com alguns outros 'sortudos'. Ao fim do dia de trabalho, os alemães escolhiam alguns judeus para serem mortos com um tiro na cabeça. Com a intenção acabar com todos eles .
, Szpilman é ajudado a sair do bairro de exploração judeu e reencontra uma cantora polonesa não judia que gostava dele quando ele tocava piano na cidade antes da guerra. Ela decide ajuda-lo e arruma um apartamento, num prédio trancado, para que ele se esconda lá até que os nazistas se acalmem e parem de matar judeus . Mas não é o bastante. Szpilman se vê obrigado a mudar de lugar várias vezes