linchamento
INTRODUCAO:
No presente trabalho vamos abordar o tema relativo ao fenómeno do linchamento em geral, qual foi a sua origem, quando surgiu, como e aonde surgiu, mais em diante vamos ver este mesmo fenómeno como uma realidade no nosso país, e quando é que estamos perante um fenómeno de linchamento, vamos procurar entender porque é que o povo opta em usar este fenómeno como uma forma de fazer a justiça com as proprias mãos.
Linchamento(origem)
Linchagem, linchamento ou lei de Lynch é o assassinato de um ou mais indivíduos, geralmente por uma multidão, sem processo judical e em detrimento dos direitos básicos de todo cidadão.
Muitos autores atribuem a origem da palavra ao coronel Charles Lynch, que praticava o acto por volta de 1782, durante a guerra de independência dos Estados Unidos, ao tratar dos pró-britânicos. Entretanto, é mais seguidamente atribuída ao capitão William Lynch (1742-1820), do condado de Pittsylvania, Virgínia, que manteve um comitê para manutenção da ordem durante a revolução, por volta de 1780.
A « lei de Lynch » deu origem à palavra linchamento, em 1837, designando o desencadeamento do ódio racial contra os índios, principalmente na Nova Inglaterra, apesar das leis que os protegiam, bem como contra os negros perseguidos pelos "comitês de vigilância" que darão origem ao Ku Klux Klan. No sul, é a desconfiança da lei e a reivindicação de anarquia que favoreceram seu desenvolvimento.
Nos Estados Unidos, antes da Guerra Civil, o linchamento era usado principalmente contra defensores dos direitos civis, ladrões de cavalos e trapaceiros. No entanto, por volta de 1880, seu uso se expandiu para grupos de status social supostamente mais baixo, como negros, judeus, índios e imigrantes asiáticos.
A prática do linchamento ficou particularmente associada ao assassinato de negros no sul dos Estados Unidos no período anterior às reformas dos direitos civis da década de 1960. Menos de 1% dos