Relações com Investidores
Prof. Elias Pereira
O Que é R. I. – Relações com Investidores
É o conjunto de atividades, métodos, técnicas e práticas que, direta ou indiretamente, propiciem a interação das áreas de Contabilidade, Planejamento, Comunicação, Marketing e Finanças, com o propósito de estabelecer uma ligação entre a administração da empresa, os acionistas (e seus representantes) e os demais agentes que atuam no mercado de capitais e que integram a comunidade financeira nacional ou internacional.
Papel da área dentro da Empresa
Ao mesmo tempo em que aumenta a percepção das empresas a respeito da importância do mercado de capitais e da adoção dos melhores padrões de governança corporativa, cresce o papel estratégico e a responsabilidade do RI dentro da estrutura da companhia, com espaço próprio na gestão e buscando patamares diferenciados de atuação. O trabalho de Relações com Investidores mudou de perfil e já está presente nas mesas da alta administração de boa parte das companhias abertas brasileiras.
O RI deve considerar investidores e analistas seu alvo de mercado e trabalhar para conquistar sua confiança. Como num programa de marketing, a comunidade de investidores é o mercado dos RI e é fundamental que suas demandas sejam corretamente identificadas a cada momento.
Esse é um público que não gosta de surpresas – boas ou más – e, quando surpreendido, considera não ter sido bem informado pela empresa.
A área de RI deve estar presente no dia-a-dia das companhias abertas e dos agentes do mercado, o que tende a se acentuar no caso das empresas que pretendem chegar ou já estão nos níveis de Governança Corporativa da Bovespa . A importância hierárquica e a valorização da área de RI está vinculada aos objetivos de transparência e boas práticas de governança como elemento de geração de valor.
A boa circulação da área de RI dentro da empresa é indispensável: o departamento de RI deve obrigatoriamente circular pelas outras áreas