limpeza
CURSO ENFERMAGEM
FABIOLACARVALHO
IGOR BRUNO MORAIS SERRA
LIANA VAZ OLIVEIRA
TALITA NASCIMENTO DE MORAES
TEREZINHA KAROLAYNE
ANEMIA E LEUCEMIAS
SÃO LUÍS
2014
FABIOLA CARVALHO
IGOR BRUNO MORAIS SERRA
LIANA VAZ OLIVEIRA
TALITA NASCIMENTO DE MORAES
TEREZINHA KAROLAYNE GOMES CARVALHO
ANEMIA E LEUCEMIAS
Trabalho da disciplina Assistência Integral à Saúde do Adulto e do Idoso, para obtenção de nota na prova Parcial 2 do Semestre letivo.
Orientadora: Ivonice Siqueira de Sá
SÃO LUÍS
2014
INTRODUÇÃO
As doenças hematológicas são aquelas que acometem o sangue e seus elementos, como: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas, mas também os órgãos onde o sangue é produzido - medula óssea, gânglios linfáticos e baço.
Dentre essas doenças, vamos abordar a Anemia Ferropriva e a Falciforme e as Leucemias.
1 AnemiaFerropriva
Anemiaferropriva é quando a dieta de ferro é deficiente para a síntese de hemoglobina. A anemia ferropriva é o tipo mais comum de anemia em todos os grupos etários, sendo a anemia mais comum no mundo.
Fisiopatologia
Na anemia hipoproliferativa, a medula não consegue produzir as quantidades adequadas das células eritrócitas. A produção diminuída reflete- se em uma contagem de reticulócitos baixa. A produção inadequada de eritrócitos pode resultar da lesão medular decorrente de medicamentos ou substâncias químicas (cloranfenicol)ou de uma falta de fatores necessários para a formação do eritrócito (ferro, vitamina B12, etc.).
Manifestações clínicas
Fadiga generalizada; Falta de apetite; Palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas, palma das mãos); Menor disposição para atividades diárias;
Quando a deficiência é grave ou prologada