limpeza em hambiente hospitalar
Por Flávia Cristina de Souza castro
A limpeza e a desinfecção de superfícies são elementos que convergem para a sensação de bem-estar, segurança e conforto dos pacientes, seus familiares e profissionais nos serviços de saúde.
Corrobora também para o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, por garantir um ambiente com superfícies limpas, com redução do número de microrganismos e apropriadas para a realização das atividades desenvolvidas nesses serviços.
O ambiente nos serviços de saúde é apontado como importante reservatório de microrganismos, especialmente os multirresistentes.
De modo que, o aparecimento de infecções nesses ambientes pode estar relacionado ao uso de técnicas incorretas de limpeza e desinfecção de superfícies.
O que remete a importância do uso das técnicas corretas de limpeza de todas as superfícies inclusive a dos mobiliários, peças decorativas, livros, aparelhos entre outros completando assim, o ciclo da limpeza do ambiente.
É importante ressaltar que alguns microorganismos conseguem sobreviver um longo tempo em poeiras, enquanto outros são incapazes de sobreviver fora do hospedeiro por muito tempo, porém a presença de sujidade, principalmente matéria orgânica de origem humana, pode servir de substrato para a sua proliferação ou favorecer a presença de vetores, com possibilidade de transportar passivamente estes agentes.
Os meios de evitar a dispersão e circulação de poeira e de microrganismos no ar ambiente inicia-se com os métodos de execução de limpeza, geralmente de forma úmida, molhada e/ou por aspiração e nunca por remoção seca, a qual propicia a dispersão da poeira ao ambiente.
Processos de limpeza
PRODUTOS DE LIMPEZA/
DESINFECÇÃO
INDICAÇÃO DE USO
MODO DE USAR
Água
Técnica de varredura úmida ou retirada de pó
Água e sabão ou detergente
Limpeza para remoção de sujidade
Friccionar o sabão ou detergente sobre a superfície
Água
Enxaguar e secar
Álcool a 70%