Limpeza de vidraria
LIMPEZA E MANUSEIO - VIDRARIAS E
EQUIPAMENTOS
Profa. Dra. Márcia Justino Rossini Mutton FCAV/UNESP – Departamento de Tecnologia
Limpeza de vidraria de laboratório
Lavar a vidraria imediatamente após o uso. BPL vidraria limpa erros. Limpeza: física, química e microbiológica limpa e esterilizada. Limpeza: encher com água e observar escoamento sem gotículas ou película não uniforme Impurezas altera molhamento das paredes afeta o volume entregue: pipetas, balões e aparelhos volumétricos; altera o menisco.
1
4/3/2011
Técnicas de limpeza de vidraria
Descartar sobras de material ; Enxaguar com água corrente; Lavar com solução de limpeza – solução de detergente de 1 ou 2%; Se necessário Solução Sulfonítrica (H2SO4 conc. e HNO3 conc.), 1+1 (v/v), 15 a 30 min. Deve ser manuseado com extrema precaução por ser um agente corrosivo. Provoca queimaduras na pele. Cuidado ao manuseá-la.
Limpeza de vidraria de laboratório
Para recipientes sujos molho Evite utilizar substância com ação abrasiva pode riscar o vidro. Não utilizar Solução Sulfocrômica resíduo de crômio adsorvido nas paredes do vidro poluente ambiental em potencial. Materiais novos devem ser lavados antes do uso são levemente alcalinos durante a reação.
2
4/3/2011
Durante a lavagem, pode-se esfregar as partes do vidro com uma escova. Escovas de diferentes tamanhos tubos de ensaio, buretas, funis, frascos graduado e garrafas de vários formas e tamanhos. Escovas elétricas são úteis grande número de utensílios devem ser lavados. Não use escovas elétricas muito gastas para evitar que a parte metálica risque o vidro.
Vidros riscados propensos a quebrar durante o uso. Qualquer marca na superfície uniforme do vidro é um ponto de quebra em potencial, especialmente nos casos de aquecimento do mesmo. Pipetas Buretas Balões, bequers, erlenmeyers Tubos de Ensaio Frascos e Placas de culturas Lâminas e lamínulas para microscópio
3
4/3/2011
Coloque as pipetas, pontas para baixo,