limpeza de vidraria
►Soluções solúveis (cloreto de sódio ou soluções de sacarose, por exemplo) - Lavar 3-4 vezes com água deionizada e em seguida, colocar o vidro para secar.
►Soluções insolúveis (hexano ou clorofórmio, por exemplo) - Lavar 2-3 vezes com etanol ou acetona, lavar 3-4 vezes com água deionizada e em seguida, colocar o vidro para secar. Em algumas situações, pode ser necessária a utilização de outros solventes para a lavagem inicial.
►Ácidos fortes (HCl concentrado, por exemplo) - Sob um exaustor, lavar cuidadosamente o vidro com volumes abundantes de água da torneira. Lavar 3-4 vezes com água deionizada e em seguida, colocar o vidro para secar.
►Bases fortes (NaOH 6M, por exemplo) - Sob um exaustor , lavar cuidadosamente o vidro com volumes abundantes de água da torneira. Lavar 3-4 vezes com água deionizada e em seguida, colocar o vidro para secar.
►Ácidos fracos (soluções de ácido acético ou de diluições de ácidos fortes, como HCl 0,1 M ou 1M, por exemplo) - Lavar 3-4 vezes com água deionizada antes de colocar o vidro para secar.
►Bases fracas (NaOH, por exemplo) - Enxaguar abundantemente com água da torneira para remover a base e em seguida, lavar 3-4 vezes com água deionizada antes de colocar o vidro para secar.
Lavagem de vidrarias especiais
Vidraria utilizada em química orgânica → Lave o vidro com o solvente adequado. Use água deionizada para conteúdos solúveis em água. Use o etanol para conteúdos solúveis em etanol, seguido por lavagens em água deionizada. Lave com outros solventes, quando necessário, posteriormente etanol e água deionizada. Se o vidro precisa ser esfregado, esfregue-o com uma escova usando água quente e sabão, enxague bem com água da torneira e faça lavagens com água deionizada.
Buretas → Lave com água quente e sabão, enxague bem com água da torneira e lave 3-4 vezes com água deionizada. Certifique-se as lavagens finais removeram todos o conteúdo da vidraria. Buretas