limites do marketing
“ O marketing é um conjunto dos métodos e dos meios de que
uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os comportamentos favoráveis àrealização dos seus próprios objectivos.”
A crítica aos métodos
Uma crítica superficial pondo em causa os métodos, censura o marketing pelo facto de não ser tão eficaz como pretendem os seusdefensores.
1 – O Produto
A inovação muitas vezes é só aparente. Isto porque é disfarçada com cópias mais ou menos bem-sucedidas de produtos e serviços antigos, alterando-lhe o nome, a forma ea cor da embalagem, pois as verdadeiras novidades de produto são raras. Além disso a longevidade dos produtos torna-se mais reduzida, levando a uma redução de peças isoladas para reparação.
Contudoalguns produtos são mal estudados e testados, o que os torna perigosos ao
cliente.
2 – Os Preços
Em relação aos preços consta-se que algumas descidas de preço são mera ilusão e que muitasvezes se jogo com a ingenuidade do público, como fazendo acreditar o cliente que na compra de um
produto ou serviço mais caro está a adquirir melhor qualidade. Diz-se assim que o mecanismo dedefinição dos preços e manipulador.
3 – A Publicidade
A publicidade é muito cara - consequentemente obriga a aumentar os preços. Por vezes utiliza argumentos enganadores. Pode criar ideias falsas esupérfluas.
4 – A Distribuição
O preço do mesmo produto em diferentes lojas pode variar. Mas essencialmente as técnicas de
Merchandising praticadas nas grandes superfícies comerciais é que levam osclientes a percorrerem
grandes distancias no espaço de vendas tentando os consumidores àcompra de produtos irreflectidos provocado por um só impulso. Logo é de questionar se as acções do Marketingnão serão ilusórias.
A crítica aos objectivos a atingir
O Marketing aos olhos de muitas pessoas está associado à vida social, Marketing
Social, vendo-o como satisfação dos consumidores e
vMarketing, em