limites de atterberg
Jancer Renan Zanin
Disciplina: Mecânica dos Solos 1
Professor: Simone Andrea Furegatti
TOLEDO, 14 de Junho de 2013
1. Introdução
O teor de umidade abaixo da qual o solo se comporta como material plástico é definido como Limite de Liquidez (LL); essa umidade é a de transição entre os estados líquido e plástico do solo, obtido experimentalmente pelo aparelho de Casagrande. Já a transição entre os estados plástico e semi-sólido do solo, ou seja, o teor de umidade que o solo deixa de ser plástico e passa a ser quebradiço, é definido como Limite de Plasticidade (LP), experimentalmente é obtido quando um cilindro de solo com aproximadamente 3 mm de diâmetro apresenta fissuras. Com os valores para (LL) e (LP) encontra-se o Índice de Plasticidade (IP) para aquele determinado solo.
2. Objetivos
Realização dos ensaios com a finalidade de obter os valores para o Limites de Liquidez (LL) e Plasticidade (LP) e assim calcular o Índice de Plasticidade da amostra de solo.
3. Equipamentos
Os principais equipamentos e utensílios utilizados para os dois ensaios foram:
Recipiente de plástico;
Espátula;
Cápsula;
Estufa;
Balança;
Garrafa com água destilada;
Aparelho de Casagrande e cinzel (LL);
Placa de vidro esmerilhada (LP);
4. Procedimento Experimental
4.1 Limite de Plasticidade
A partir da amostra de 300g, retirou-se parte e colocou-se no recipiente plástico adicionando água destilada aos poucos até a amostra ficar homogênea. Utilizou-se a espátula para mexer a amostra por 15 minutos. Moldou-se com a palma da mão uma pequena parte da amostra sobre o vidro esmerilhado, até que fissurou quando atingiu aproximadamente 3 mm de diâmetro e 10 cm de comprimento. Foi coletada uma parte da amostra e colocada na cápsula. Pesou-se a cápsula que ficou aproximadamente 24 horas na estufa. Este processo foi feito obtendo três amostras, como