Limite de condução eletrica pelos condutores
Os condutores devem estar protegidos contra sobrecargas e curtos circuitos através de disjuntores adequados que também são dimensionados de acordo com sua capacidade de condução de corrente, especificada pelo fabricante.
Para o dimensionamento dos condutores, a NBR 5410/04 estabelece dois métodos:
- Dimensionamento pelo critério da máxima condução de corrente;
- Dimensionamento pelo critério da queda de tensão admissível nos condutores.
O critério da máxima condução de corrente é o método mais utilizado em projetos elétricos prediais e residenciais. Segundo esse método deve-se:
- Calcular a corrente elétrica de cada circuito (corrente de projeto);
- Determinar o fator de agrupamento de cada circuito;
- Calcular a corrente corrigida de cada circuito;
- Determinar o condutor em função da máxima capacidade de condução de corrente.
CÁLCULO DA CORRENTE DE PROJETO
A corrente de projeto (IB) é obtida dividindo-se a potência do circuito (em VA ou W) pela Tensão do circuito (em V) IB = P/V
Por exemplo: uma máquina de lavar com Potência de 1100 W alimentado poruma tensão de 127 V: IB = 1200/127 = 9,45 A
CÁLCULO DA CORRENTE CORRIGIDA A corrente corrigida de um circuito é o valor da corrente de projeto dividido pelo fator de agrupamento. Então, o valor da corrente corrigida (Ic) de um circuito é igual a: Ic = IB /f Onde: Ic é a corrente corrigida; IB é a corrente de projeto e f é o fator de agrupamento.
O FATOR DE AGRUPAMENTOÉ um valor numérico estabelecido em função do agrupamento de circuitos no pior trecho do projeto. Veja tabela a seguir: | DIMENSIONAMENTO DE ELETRODUTOPara dimensionar corretamente os eletrodutos de uma instalação elétrica, é preciso determinara a taxa de ocupação do eletroduto, isto é o percentual máximo de área do eletroduto que pode ser ocupada pelos condutores. A taxa de ocupação varia entre 40% e 53%, e é determinada em função da