O dimensionamento dos condutores e uma etapa muito importante
Segundo a norma NBR5410:2004, item 6.2.6.1.2, os condutores devem atender aos seguintes critérios:
a) capacidade de condução de corrente dos condutores igual ou superior a corrente de projeto do circuito, incluindo as componentes harmônicas, afetadas dos fatores de correção aplicáveis (fator de correção de temperatura e fator de correção de agrupamento);
b) proteção contra sobrecarga;
c) proteção contra curto-circuito e solicitação térmica;
d) proteção contra choques elétricos por seccionamento automático dos esquemas de aterramento TN e IT, quando pertinente;
e) limites de queda de tensão;
f) seções mínimas conforme mostra a tabela abaixo.
Os condutores utilizados em uma instalação residencial devem ser dimensionados levando em conta: a máxima capacidade de condução de corrente elétrica, o limite da queda de tensão admissível, a sobrecarga e o curto-circuito.
A norma NBR5410:2004, item 6.2.5, fornece uma serie de recomendações para proteger os condutores e suas isolações submetidos aos efeitos térmicos produzidos pela circulação de corrente.
Em instalações elétricas residenciais, normalmente, a distancia entre o quadro medidor e o quadro de distribuição, assim como do quadro de distribuição ate a carga, e pequena. Isso significa que o critério de limite da queda de tensão não e determinante no dimensionamento desses condutores. No entanto, caso a distancia seja grande, como em instalações prediais e industriais, e preciso considerar os limites admissíveis de queda de tensão e dimensiona-los de acordo com a norma NBR 5410:2004. Existem limitações quanto à temperatura de trabalho dos condutores.
A tabela abaixo apresenta essas limitações de acordo com o tipo de isolação do condutor.
Outra questão