Mitologia grega
A palavra mito também é utilizada para se referir á uma crença comum sem fundamentos científicos , ou seja, algo que não pode ser provado, portanto, de credibilidade desconfiável para algumas pessoas. Mas não são apenas acontecimentos que não podem ser provados pela ciência que se tornam mitos. Acontecimentos históricos reais podem se transformar em mitos caso adquiram uma carga simbólica para uma determinada cultura, porém, isto é raro. Na maior parte dos casos, os mitos referem-se aos relatos de antigas civilizações , passados de geração em geração, que, quando organizados, nos falam muito sobre a cultura desta civilização e muitas vezes, tem ligação com ritos que acontecem até os dias de hoje.
A mitologia é o estudo destes mitos (do grego "mithos", e "logos", estudo) de uma determinada civilização. A mitologia comparada é o estudo de vários mitos não necessariamente da mesma civilização, visando encontrar as semelhanças e diferenças entre os mitos, enquanto mitologia grega é o estudo dos mitos apenas da grécia antiga, a mitologia nórdica somente dos mitos nórdicos, a mitologia egípcia apenas dos mitos egípcios, e assim por diante.
“Caixa de texto: Você sabia?
As principais fontes de estudo da mitologia grega são os poemas escritos em livros como A Ilíada e A Odisséia de Homero. Homero era um poeta grego, e não se sabe exatamente onde ele nasceu, nem quando ele nasceu. Também não se sabe exatamente se o poeta realmente existiu ou se ele era um grupo de pessoas, o fato é que uma das principais fontes da mitologia