Limeira
CURSO DE FISIOTERAPIA – 6º PERÍODO
GRAZIELE SAMDIM PEREIRA
PATOLOGIAS GESTACIONAIS: OLIGODRÂMNIOS, POLIDRÂMNIOS, AMNIORREXE ETOXOPLASMOSE
Porto Velho/RO
2014
GRAZIELE SAMDIM PEREIRA
PATOLOGIAS GESTACIONAIS: OLIGODRÂMNIOS, POLIDRÂMNIOS, AMNIORREXE ETOXOPLASMOSE
Trabalho apresentado à Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, como requisito parcial para a obtenção de nota parcial do Curso de Fisioterapia 6º Período da disciplina de Clínica Gineco-Obstétrica e Urológica.
Profª. Esp. Eliziane das Chagas dos Santos Rios
Porto Velho/RO
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 METODOLOGIA 4
3 REFERENCIAL TEÓRICO
3.1 OLIGODRÂMNIO
3.2 POLIDRÂMNIO
3.3 AMNIORREXE
3.4 TOXOPLASMOSE 4
4
5
6
7
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
5 REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
O conhecimento do próprio corpo pela gestante, especialmente a respeito da morfologia e funcionamento interno e externo dos órgãos envolvidos no processo de gestação e parto, é de fundamental importância para a eficácia do trabalho fisioterápico. Porém, ainda hoje se mostra uma dificuldade para tal conhecimento, por fatores de natureza cultural e tabus sociais, criados por gerações passadas e caracterizados por repressões geradoras de sentimentos de vergonha e culpa. Este trabalho apresenta uma breve síntese a cerca das patologias (Oligodrâmnio, Polidrâmnio, Amniorrexe e Toxoplasmose), sendo de fundamental importância para o conhecimento do fisioterapeuta atuante na área da saúde da mulher para eficácia e reconhecimento do seu trabalho.
METODOLOGIA
Durante a gravidez, ocorrem diversas adaptações fisiológicas, necessárias ao perfeito crescimento e desenvolvimento fetal. Todavia, essas alterações, em algumas mulheres, trazem conseqüências que podem resultar em dor, limitações de suas atividades diárias, bem como risco para a mãe e o feto, dependendo da alteração ocorrente nesse processo.
REFERENCIAL TEÓRICO
Oligodrâmnio
É conceituado como diminuição na