Limalhas de ferro
Douglas Pereira
Hellan Kuster Ribeiro
Leonam A. Salomão
Talles Batista
Ciências do Ambiente
VITÓRIA
2013
FACULDADE BRASILEIRA
Douglas Pereira
Hellan Kuster
Leonam A. Salomão
Talles Batista
Ciências do Ambiente
Trabalho apresentado como nota primeiro semestre do curso Engenharia Mecânica, MEC NOT na disciplina de Ciências do Ambiente sob a orientação do professor Caio.
VITÓRIA
2013
A Coca Cola, atuante na área de venda de refrigerantes tem o seu processo de produção realizado da seguinte forma:
Tudo começa com uma fórmula secreta, a coca cola envia essa fórmula secreta a centenas de fábricas de engarrafamento em todo o mundo, a base altamente concentrada da bebida conhecida como xarope.
O primeiro passo é transformar o concentrado em um refrigerante acabado, para isso o xarope é diluído com água e em seguida é acrescentado edulcorante e carbonação, na maior parte do mundo o edulcorante é o açúcar, mas nos Estado Unidos e o xarope de milho rico em frutose, eles bombeiam o adoçante concentrado em água dentro de um tanque de 19 mil litros para criar o xarope que tem mais 50% de edulcorante. Na linha de engarrafamento o xarope é diluído 5 vezes e meia com água, depois o gás carbônico é bombeado em um sistema fechado para carbonar a bebida, depois do processo a coca cola esta pronta para bombear o líquido em recipientes, 50% de todos os produtos da coca cola são fornecidos em garrafas de politereftalato de etileno (PET).
A fabricação de uma garrafa plástica é uma operação em duas fazes, primeiro eles fazem em pré-molde por injeção e depois aquecem e alongam a forma de uma garrafa. Para fazer a pré forma bombeiam a pastilha de politereftalato de etileno por uma mangueira em uma máquina de moldagem por injeção, dentro dessa maquina uma broca é helicoidal força as pastilhas para um dentro de um forno aquecido a uma temperatura de 290 graus depois o plástico liquido é injetado em um molde, este forma a primeira etapa,