Lima Barreto inovou a literatura brasileira com o seu jeito de escrever
Podemos comparar Policarpo Quaresma como Dom Quixote Brasileiro, Policarpo era mal interpretado pela sociedade carioca. Considerado insano em vista do seu exagerado nacionalismo, mas que a essência de suas ideias era uma profunda critica a republica e ao andamento dos pais.
Agora vou fazer um breve resumo da obra de Lima Barreto, Triste Fim de Policarpo Quaresma o livro foi dividido em três partes. A primeira parte é sobre sua vida de funcionário publico, a segunda parte é sobre propriedade rural e a terceira e ultima sobre soldado voluntario na Revolta da Armada. Essas três partes mostram o mundo carioca em três fases diferentes. Ele usou sua obra para fazer uma denuncia social.
A primeira parte do livro passa no Rio de Janeiro, mora com sua irmã Adelaide, trabalha no Arsenal de Guerra e ele gosta muito de estudar sobre o Brasil. As pessoas na região tiram sarro dele pelo o seu patriotismo por isso é conhecido como Major Quaresma.
Logo no primeiro capitulo aparece Ricardo Corações dos Outros, era um musico que estava ensinando Policarpo a tocar violão, que não era algo bem visto pela época pela elite eles consideravam esse instrumento como um objeto relacionado de boêmio uma vida sem pudor. Mas ele era o símbolo de nacionalismo. Depois ele descobre por quem foi trazido o violão e não quer mais tocar, descobre que não é algo nacional veio da Europa.
O General Albernaz, faz uma festa em sua mansão por causa do noivado de sua filha Ismênia, ela estava