lila
(UNIFESP 2011 - Adaptado)
Sobre o papel do Estado na Saúde, é correto afirmar que:
Escolher uma resposta. a. a polêmica gasto em saúde x investimento em saúde não diz respeito ao papel do Estado no setor saúde, mas somente aos contribuintes. b. ao Estado cabe a responsabilidade por providenciar as condições e os recursos necessários que garantam ao cidadão o acesso e a satisfação de suas necessidades de saúde. c. a classificação dos sistemas de saúde em público, privado, hospitalocêntrico, focalizado ou integral é irrelevante para a compreensão do papel do Estado no setor Saúde. d. se o Estado exerce o papel de provedor de ações de saúde isto significa que pode prescindir de regular os prestadores privados. e. as reformas de Estado na América Latina têm aprofundado ou introduzido segmentação da população no acesso aos serviços de saúde.
Question 4
Notas: 1
Para se compreender as políticas de saúde de um determinado país:
Escolher uma resposta. a. é preciso levar em conta que a Reforma Sanitária é um tema irrelevante nos estudos de políticas de saúde no Brasil. b. é preciso levar em conta estudos que se preocupem com temas exclusivos da saúde indígena. c. é preciso levar em conta estudos que se preocupem com o papel do Estado e a relação Estado-sociedade. d. é preciso levar em conta estudos que se preocupem com o destino dos fármacos no organismo humano. e. é preciso levar em conta estudos que se preocupem somente com políticas econômicas e sociais.
Question 5
Notas: 1
(CEV/UFMT 2010 - Adaptado)
Sobre a Reforma Sanitária brasileira, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
Constitui uma proposta abrangente de mudança social e um processo de transformação sanitária gestada desde a década de 70 do século XX.
Deve ser entendida simplesmente como uma reforma setorial.
Na busca de viabilidade para as intervenções propostas pela Reforma Sanitária, utilizou-se unicamente dois caminhos: