Projeto Lilás
O objetivo do Crédito Lilás é estimular o empreendedorismo feminino no Rs, auxiliando as vitimas de violência, dando para as mesmas independência financeira, pois muitas vezes elas dependem do agressor e não se separam por causa dos filhos. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Banrisul, o programa RS Mais Igual, a Defensoria Publica do Estado e a Secretaria de Politicas Publicas para as Mulheres. Para ter acesso ao crédito, é preciso se cadastrar e procurar o centro Estadual de Referencia da Mulher Vania Araújo, na Capital.
O governo dá novas oportunidades as gaúchas que já exercem ou querem exercer atividades produtivas, comerciais, industriais ou de prestação. “Além disso, para as mulheres, é também uma das portas de saída do ciclo da violência, possibilitando o ingresso no mundo do trabalho e da autonomia financeira.” O crédito lilás recebeu das mãos do presidente do Banrisul, Túlio Zamin, um cheque simbólico no valor de R$ 1 milhão para investir nas mulheres. O lançamento Crédito Lilás aconteceu durante o Dia Lilás, que reuniu os parceiros da Rede para a oferta de serviços e atendimento às mulheres. Mais de 500 mulheres foram atendidas durante o dia. Entre os vários atendimentos relativos a orientações e informações sobre os serviços disponibilizados. Para fazer o cadastro e ter acesso ao Crédito é preciso acessar o Centro Estadual de Referência da Mulher “Vânia Araújo”, travessa Tuyuty, nº 4, esquina com André da Rocha em Porto Alegre, ou através do Telefone Lilás 0800 541 0803 que é um número de utilidade pública. Ou ainda, o Centro de Referência em Direitos Humanos, na Rua Caldas Júnior, nº 352, em Porto Alegre, ou pelo telefone 0800 644 5556, com ligação gratuita.
ÔNIBUS LILÁS
"É importante que as gestoras e os gestores públicos percebam a necessidade de se ampliar os espaços municipais de políticas para as mulheres e de aderir a movimentos como este do ônibus lilás que faz os nossos serviços