Ligações Químicas
1
Ligações Químicas
É a força atrativa que mantém dois ou mais átomos unidos.
Ligação iônica: resulta da transferência de elétrons de um metal para um não-metal.
Ligação covalente: resulta do compartilhamento de elétrons entre dois átomos. Normalmente encontrada entre elementos não-metálicos.
Ligação metálica: é a força atrativa que mantém metais puros unidos.
2
Ligações Químicas
Símbolos de Lewis
Para um entendimento através de figuras sobre a localização dos elétrons em um
átomo, representamos os elétrons de valência (elétrons da última camada) como pontos ao redor do símbolo do elemento. Esses símbolos são chamados símbolos de Lewis. Geralmente colocamos os elétrons nos quatro lados de um quadrado ao redor do símbolo do elemento.
Regra do octeto
Todos os gases nobres, com exceção do He, têm uma configuração ns2 np6.
Regra do octeto: os átomos tendem a ganhar, perder ou compartilhar elétrons até que eles estejam rodeados por 8 elétrons de valência (4 pares de elétrons).
Exemplo: Na (Z=11) e F (Z=9) Cuidado: existem várias exceções à regra do octeto. 3
Ligações Iônicas
Caracterizada pela transferência de elétrons entre átomos com grandes diferenças de tendências em ganhar ou perder elétrons;
O metal (baixa energia de ionização) perde um ou mais elétrons de valência, e o não-metal (alta afinidade eletrônica) ganha elétron (s).
4
Ligações Iônicas
Quando ocorre a transferência de elétrons de metal para não-metal cada átomo forma um íon com a configuração eletrônica de um gás nobre;
A atração eletrostática entre esses íons positivos e negativos constitui uma matriz tridimensional de um sólido iônico, cuja fórmula química representa a relação cátion-ânion.
Uma ligação iônica é consequência da atração eletrostática entre íons de cargas opostas. Arranjo regular de Na+ e Cl- em 3D
5
Ligações Iônicas
Sódio + cloro
Proporção Na+ e Cl - é 1:1
Os oito elétrons na camada L do Na+, que agora é sua última camada