ligações quimicas
1 - Introdução
2 - Teoria do Octeto – Modelo de Lewis
3 - Ligação Iônica
3.1 - Regras de formulação e nomenclatura de compostos binários
3.2 - Número de Oxidação (Nox) ou valência de um elemento na forma iônica
3.3 - Tabela simplificada de cátions e ânions
3.4 - Propriedades dos compostos iônicos
3.5 - Determinação do Nox
Exercícios
1 – Introdução
A água do mar contém várias substâncias que podemos obter através da evaporação da água. Com a evaporação da água, se deposita no fundo do recipiente um sólido branco. Uma análise deste depósito revela que ele contém várias subst., tais como: NaCl, MgCl2, KCl, KBr, MgSO4, CaSO4, CaCO3, etc.
O ar atmosférico também contém várias moléculas diferentes, entre elas: N2, O2, CO2, H2 O, CO, SO2, SO3, NO2 e também átomos dos gases nobres He, Ne, Ar, Kr, Xe e Rn.
Tanto no ar como na água estão presentes várias substâncias; cada uma com composição química característica.
A formação de substância ocorre através da PERDA, do GANHO ou do COMPARTILHAMENTO de ELÉTRONS entre os átomos, dependendo do tipo de ligação que estabelecem.
2 – Teoria do Octeto
Em 1916, William Kossel e Gilbert Lewis, propuseram uma teoria para explicar a ligação entre os átomos, que ficou conhecida como Teoria do Octeto.
Teoria do Octeto – Um átomo estará estável quando sua última camada (nível) de energia, possuir oito elétrons ( ou dois igual ao He ). Os átomos não estáveis se unem uns aos outros a fim de adquirir esta configuração de estabilidade.
Os gases nobres apresentam a última camada contendo 8 elétrons, com exceção do Hélio. Tudo indica que possuir uma eletrosfera igual à de um gás nobre, faz com que o átomo fique estável.
Distribuição eletrônica dos gases nobres:
Gases nobres
K
L
M
N
O
P
He
2
Ne
2
8
Ar
2
8
8
Kr
2
8
18
8
Xe
2
8
18
18
8
Rn
2
8
18
32
18
8
3 – LIGAÇÃO IÔNICA
É o tipo de ligação que ocorre entre