ligações iônica,covalente ...
Nome: Alex Rodrigo Crisostomo Agra
Turma: Engenharia 2
Turno: Noturno
1-Ligações Químicas
Como o próprio nome já diz, a ligação iônica ocorre com a formação de íons. A atração entre os átomos que formam o composto é de origem eletrostática. Sempre um dos átomos perde elétrons, enquanto o outro recebe. O átomo mais eletronegativo arranca os elétrons do de menor eletronegatividade.
As ligações químicas acontecem para que um átomo consiga atingir a regra do octeto, ou seja que consigam 8 elétrons na sua última camada eletrônica, é importante lembrar que as ligações ocorrem somente na camada mais externa, existem 3 tipos de ligação.
Ligações Iônicas (metal +não metal)
Ligações covalentes (não metal +não metal)
Ligação Metálica (metal + metal)
Ligações Iônicas – É aquelas partículas que tem cargas. Para que esse íons se atraiam, um deve ter carga positiva e o outro carga negativa.
Vamos supor que: Eu tenho um elemento, esse elemento tem vontade de doar elétrons, no momento que ele faz isso o mesmo fica positivo e o outro elemento tem que ter vontade de receber, quando ele faz isso o mesmo fica com carga negativa.
Um doa =+ o outro recebe= -.
Exemplo: NaCl, o Na doa um elétron para o Cl e ambos se ligam, formando cloreto de sódio.
Ligações covalentes – Na ligações covalentes quem participa é os não metais, que são elementos que gostam de receber, então você tem lá dois átomos que não se unem, mas os dois querem receber.
Os átomos se aproxima e esse elétron na última camada vão se unir e vão se sobrepor e forma uma nuvem eletrônica comum e esse par de elétron vai ser compartilhado, os dois querem receber então os mesmos vão compartilhar.
Exemplo: CO2, o carbono compartilha dois pares de elétrons com cada um dos átomos de oxigênio, formando dióxido de carbono.
Ligação Metálica – Ocorre entre metais que gostam de doar, então ambos querem doar.
Dois metais vão se unir através de uma ligações