Higiene Bucal do Bebê
Mesmo, ainda, não possuindo dentes, os bebês precisam de uma boa higiene bucal. Embora, haja mais acesso a este tipo de informação muitos pais desconhecem, e acabam deixando de lado os cuidados com a boca dos seus filhos que podem sofrer com problemas futuros que vão desde a dificuldade a se habituar a escovação diária até certas doenças bucais.
A higiene deve começar já nos primeiros dias de vida do bebê, não necessariamente após a cada mamada, mas, pelo menos uma vez ao dia. É bom que a mãe evite as mamadas noturnas, caso isso ocorra, a mesma deve fazer a limpeza das gengivas do bebê mesmo que ele esteja dormindo.
Além da limpeza, existem outros cuidados que os adultos responsáveis pela criança devem tomar como não beijar a criança na boca ou utilizar os mesmos utensílios, assoprar a comida da criança, já que a cárie pode ser transmitida através da saliva.
Como Proceder com a Limpeza:
Até o sexto mês, usar fralda ou gaze umedecida com água para limpar as gengivas, língua e bochechas;
A partir do sexto mês, quando os primeiros dentes começam a aparecer, usa-se uma dedeira para melhor limpeza dos dentes;
Quando os primeiros molares surgirem, inicia-se a utilização de uma escova de cabeça pequena e cerdas macias juntamente com um creme dental sem flúor.
Recomenda-se também que os pais realizem a higiene bucal frente a seus filhos, para que desde pequenos adquirem o costume de limpar os dentes.
O fato de cuidar da higiene bucal do bebê também faz parte da saúde de todo o organismo do bebê. Mesmo não tendo dentes, a boca dos bebês deve ser sempre limpa para retirar os resíduos alimentares. A boca é muito importante para o bebê, através dela que ele conhece o mundo, no começo ela é o seu tato principal. É necessário que se estimule outras sensações dessa área, além da de sucção (usada pelo bebê, quando está se alimentando)