Ligações Químicas Iônicas e Covalentes
Ligações Químicas
Jundiaí, 2014
Introdução
Neste trabalho, estarei explicando um pouco sobre as principais ligações químicas, como: •Ligações Iônicas; •Ligações Covalentes; •Ligações Covalentes Dativas;
E estarei dando alguns exemplos, e também apresentando casos especiais que existem, pois como dizem, para toda regra á uma exceção. Boa Leitura!
Ligações Iônicas A ligação iônica, também conhecida como ligação eletrovalente, ocorre entre íons positivos (cátions) e negativos (ânions), em razão da força de atração eletrostática existente entre eles. Como exemplo, temos o carbonato de cálcio (CaCO3). O átomo de cálcio (Ca) não é estável, pois apresenta 2 elétrons livres na camada de valência, a estabilidade só será atingida se ele perder dois elétrons, o que dará origem ao cátion Ca2+. O composto CO por sua vez também não é estável, pelos mesmos motivos que o Ca, e atingirá a estabilidade somente se ganhar dois elétrons, esse átomo dá origem ao íon CO32- . Se os íons já estão formados e eletronicamente estáveis, haverá assim uma interação eletrostática, mais conhecida como ligação iônica. Esse fenômeno químico acontece obedecendo à regra: cargas com sinais opostos se atraem. Veja a equação:
Ca2+ + CO32- → CaCO3 Os compostos derivados da ligação iônica são denominados de compostos iônicos e possuem estrutura eletronicamente neutra
Ligações covalentes
As ligações covalentes, também denominadas ligações moleculares ou homopolares, são aquelas que ocorrem entre átomos de elementos eletronegativos, ou seja, com tendência de receber elétrons, estabelecendo uma ligação de compartilhamento de elétrons das suas camadas de valência.
A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semi-metais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação.
Vamos considerar um exemplo simples de ligação covalente: a ligação