Ligação química em compostos iônicos
As ligações químicas entre átomos ou íons estão relacionadas às configurações eletrônicas dessas espécies.
Quando átomos e íons se aproximam, há uma ligação química entre seus núcleos e seus elétrons que ocorre uma energia potencial menor que a soma das energias dos átomos ou íons isolados, ou seja, quando uma ligação desse tipo é formada, a energia é liberada.
As ligações podem ser feitas com substâncias iônicas, como o Sal que normalmente apresenta um alto ponto de fusão, alta solubilidade em água e baixa condutividade iônica no estado sólido como foi observado em nosso experimento. Podem ser feitas com metais também que exibem alta condutividade térmica e elétrica.
Porém as moléculas diferem muito entre si, de maneira que ficam bem mais limitadas. Sólidos covalentes são normalmente maus condutores elétricos e insolúveis em água.
Classificação de sólidos
Sólidos iônicos: formados por cátions e ânions. Exemplos: Nacl, KNO3 etc.
Sólidos metálicos: formados exclusivamente por metais. Exemplos: ferro, platina, ouro etc.
Sólidos covalentes: formados por átomos ligados covalentemente ao longo de todo o retículo cristalino. Não há formação de unidades moleculares discretas, e sim de um tipo de polímero inorgânico. Exemplos: diamante, sílicas (Sio2), zeólitas (alumina-silicato) etc.
Material e Reagentes
No primeiro experimento usamos como material o vidro de relógio, sistema elétrico com lâmpada, tubos de ensaio e Becker. Nos reagentes usamos o cloreto de sódio, zinco, álcool etílico, açúcar e água. Assim, Verificamos suas aparências e com orientação vimos à condutibilidade elétrica no estado sólido e dissolvida em água. Resultamos que no estado sólido, dois deles exibiram condutibilidade, sendo o zinco e a solução de HCI e dissolvido em água apenas um apresentou condutibilidade, sendo o cloreto de sódio.
No segundo experimento usamos as substâncias da anterior, colocando as em tubos de