Ligas nitinol
Análise da Viabilidade de Utilização de Atuadores com Memória de Forma em Mecanismos de Acionamento Termo-Mecânico
Pablo Osain Chaar, Juan Alberto Wisniewski, Fernando José de Medeiros Neto
1.0 INTRODUÇÃO E INTERESSE PELA PESQUISA
A descoberta das propriedades das ligas com memória de forma ou SMA´s (Shape Memory Alloys) se deu na década de 60, e sua principal característica é a de recuperar sua forma mesmo depois de severamente deformadas. Suas primeiras aplicações foram conhecidas com a descoberta das ligas Ni-Ti, compostas principalmente de Niquel e Titânio, ou ligas nitinol como também são chamadas.
Os principais materiais inteligentes conhecidos pelo homem nos dias de hoje são as cerâmicas piezoelétricas, os materiais magneto-estrictivos, os fluidos eletro-reológicos e as ligas com memória de forma. Esta ultima vem recebendo um grande enfoque e tem atraído pesquisadores nas ultimas décadas, sendo aplicada principalmente como atuadores ou sensores.
Com o surgimento da medicina moderna e da necessidade de mecanismos mecânicos inteligentes, o leque de utilização destes tipos de materiais foi largamente expandido. Suas aplicações também contemplam o campo da aeronáutica, robótica, odontologia e indústria naval.
2.0 PROBLEMÁTICA
Pesquisas recentes alertam sobre a contribuição de vulcões submarinos para a emissão de gases do efeito estufa e para o aquecimento global. Diferentemente dos vulcões de superfície terrestre, ao invés de larva fogo, ao entrar em erupção os vulcões submarinos liberam muito lodo e gás. Gás este composto na sua maior parte por metano, que se dissolve na água e tem uma parcela convertida em dióxido de carbono (CO2).
Vulcões deste tipo têm seu próprio ecossistema, composto por microorganismos arcaicos e pouco conhecidos, que se alimentam do metano emitido e, por sua vez, servem de alimento para outros invertebrados.
O