materiais do futuro
MAYCK MOGNATO
MATERIAIS DO FUTURO
COLATINA
2014
MAYCK MOGNATO
MATERIAIS DO FUTURO
Atividade de espaço escolar diversificado apresentado ao Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC, sob a orientação do Professor Roberto Balarini, da disciplina de Ciências e Tecnologia dos Materiais, do curso de Engenharia Mecânica como requisito para obtenção de presença.
COLATINA
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Faz tempo que os cientistas vêm pesquisando materiais mais úteis, seja para a área biológica ou tecnológica. São materiais “inteligentes”, equipados com sensores e controles que acabam fazendo com que “se comportem” como sistemas biológicos. Esses materiais são produzidos e manipulados em escala nano.
Esses materiais “inteligentes” englobam todos os materiais que possuem propriedades funcionais.
“Alguns dos materiais inteligentes são: cristais piezelétricos (sensores de vibração e ultrassom), fibras óticas (transmissão de dados), fluídos eletro e magneto reológicos (aplicação no campo de amortecimento de vibrações através variação do campo elétrico ou magnético), substâncias orgânicas (aplicações médicas: monitorar taxa de açúcar no sangue e liberar doses de insulina, contraceptivo).”
Dentre esses materiais um tanto que incomuns estão aqueles que se regeneram, se concertam automaticamente sem auxilio humano. Assim como os seres vivos, estes sistemas se adaptariam às necessidades. Estes comportamentos aos quais alguns materiais são suscetíveis, são chamados de Efeito Memória de Forma ou EMF.
1- LIGAS COM MEMORIA DE FORMA
São materiais que conseguem manter uma forma fixa memorizada e, quando deformados seja por impacto, corte ou outro motivo, consegue retornar a forma original. Cientistas já testaram que estes tipos de materiais e estruturas são viáveis e sem duvida muito uteis, entretanto, eles