Ligas metalicas
TECPUC
CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA
GABRIEL JOSÉ NASLANIEC
MÁRCIO ALEXANDRE LEMOS
LIGAS METÁLICAS
CURITIBA
2013
GABRIEL JOSÉ NASLANIEC
MÁRCIO ALEXANDRE LEMOS
LIGAS METÁLICAS
Projeto de pesquisa apresentado a disciplina de Quimica Geral, Curso técnico de Química, da Pontíficia Universidade Católica do Paraná
Professora Karen Miike
CURITIBA
2013
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
2 – LIGAS METÁLICAS 2.1 – O QUE SÃO? 2.2 – COMO OCORREM? 2.3 – QUAIS SÃO SUAS PROPRIEDADES? 2.4 – COMO SÃO FEITAS?
4 – CONCLUSÃO
5 – REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO Este trabalho irá tratar sobre Ligas Metálicas. As ligas metálicas, atualmente, tem uma grande participação em nosso cotidiano, elas podem ser encontradas em diversos lugares em nosos dia a dia, e neste trabalho, será discutido um pouco sobre suas propriedades e funções.
LIGAS METÁLICAS
O que são? Ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos químicos sendo que pelo menos um deles é metal.
Apesar da grande variedade de metais existentes, a maioria não é empregada em estado puro, mas em ligas com propriedades alteradas em relação ao material inicial, o que visa, entre outras coisas, a reduzir os custos de produção.
As indústrias automobilísticas, aeronáuticas, navais, bélicas e de construção civil são as principais responsáveis pelo consumo de metal em grande escala. São também representativos os setores de eletrônica e comunicações, cujo consumo de metal, apesar de quantitativamente inferior, tem importância capital para a economia contemporânea. Ligas metálicas são materiais de propriedade semelhantes às dos metais e que contêm pelo menos um metal em sua composição. Há ligas formadas somente de metais e outras formadas de metais e semi-metais (boro, silício,