Ligas metalicas
São divididas em duas classes:
Ferrosas – São aquelas em que o ferro é seu principal constituinte. (Aços e Ferro Fundido)
Não Ferrosas – Não possuem ferro na sua constituição. (Alumínio, Cobre, Zinco)
FERROSOS
AÇOS- Baixo Carbono,Médio Carbono,Alto Carbono.
Ligas de Fe-C que podem conter grandes concentrações de outros elementos de liga:De diferentes composições;Tratamento térmico.As propriedades mecânicas são sensíveis ao teor de carbono que é normalmente menor do que 1,0% em peso.Os mais comuns são classificados de acordo com a concentração de carbono.Existem sub-classes de cada grupo segundo a concentração de outros elementos.
Aços-carbono comuns possuem concentrações residuais de impurezas outras que não o carbono.Para aços-liga elementos de liga são adicionados especificamente.
Baixo-carbono que contém menor de 0,25% de carbono (em peso), não responde a tratamentos térmicos. O endurecimento é realizado a frio. Sua micro-estrutura é composta de ferrita e perlita.São ligas de características mácias e fracas. Possuem grande ductibilidade e tenacidade.Baixo custo de produção e são usináveis e soldadáveis.São aplicados normalmente em:Automóveis (carrocerias),Estruturas (vigas I, cantoneiras U e L),Chapas para tubulações,Latas de estanho Outro grupo de aços de baixo-carbono são os chamados aços de baixa-liga e alta resistência mecânica (HSLA). Eles contêm outros elementos de liga tais como cobre, vanádio, níquel e molibdênio, em concentrações combinadas de até 10% em peso, o que confere ao aço maior resistência mecânica do que os aços de baixo-carbono. Podem ser endurecidos por tratamento térmico, fornecendo resistência à tração maior que 480 MPa.São ductéis, conformáveis e usináveis.Em atmosferas normais os HSLA são mais resistentes à corrosão do que aços-carbono comuns.Usados em: Pontes, Torres, Colunas , Vasos de Pressão. AÇOS MÉDIO CARBONO São aços cuja concentração de carbono em peso varia de 0,25% a 0,60%.Pode ser tratado