Ligamento
Num impacto violento, se os ossos de uma junta saem da sua posição normal, os médicos dizem que aconteceu uma luxação. Em noticiários esportivos é comum o relato de que um jogador sofreu rompimento de ligamentos do joelho ou de outra junta.
Os ligamentos são muito ricos em receptores nervosos sensitivos, que avaliam a velocidade, o movimento e a posição das articulações, bem como eventuais estiramentos e dores. Eles são transmissores permanentes de informação para a medula e para o cérebro, que respondem aos estímulos com ordens motoras aos músculos.
Ligamentos segmentares
Formados pelo ligamento interespinhoso, lig. Amarelo, lig. intertransverso, lig. iliolombar (lombossacro).
- Ligamento interespinhoso: Inicia na porção superior de um processo espinhoso e vai até a porção inferior do processo espinhoso imediatamente acima.
- Ligamento amarelo: Devido à sua posição, serve de parede posterior para o canal vertebral. Sua função se deve à sua estrutura elástica. Permite grande movimento em flexão anterior. Suas fibras se alongam em 50 a 70%.
- Ligamento intertransverso: Situa-se entre os processos transversos adjacentes. São bem desenvolvidos na região lombar, limitando a rotação e a flexão lateral.
- Ligamento iliolombar: Em homens, vai desde o processo transverso de L5, lateralmente, até a face superior da articulação sacroilíaca e ilíaco. É uma estrutura muito forte. Em mulheres, parte de