Liderança e Gestão de Equipes
Um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se juntam visando à obtenção de um determinado objetivo.
Para um Grupo funcionar é preciso entender os seguintes conceitos:
Normas: Padrões aceitáveis de comportamento compartilhados pelos membros do grupo. Expressam o que eles devem ou não fazer em determinadas circunstâncias.
Conformidade: Ajuste do comportamento para que um indivíduo se alinhe às normas do grupo. Estudos sugerem que normas coletivas nos pressionam em direção à conformidade. Desejamos ser parte do grupo e, portanto, não queremos ser vistos como diferentes.
Coesão: grau em que os membros são atraídos entre si e motivados a permanecer no grupo. Quanto menor o grupo ou devido a ameaças externas maior coesão e maior produtividade.
Tipos de grupos:
Grupos formais: são definidos pela estrutura da organização. São criados pela empresa para realizar tarefas e alcançar metas.
Grupos informais: são alianças não determinadas pela organização. Surgem de maneira espontânea, com o tempo por meio da integração dos trabalhadores. Os grupos informais geralmente satisfazem um propósito social ou recreativo
Grupos de comando: são determinados pelo organograma da organização. Um chefe e seus subordinados.
Grupos de tarefa: pessoas trabalhando em conjunto para a realização de uma tarefa. Neste grupo, as fronteiras não se limitam ao seu superior hierárquico imediato. Ultrapassam as relações de comando. Os grupos de comando podem também ser chamados de grupo de tarefa, mas o inverso não é verdadeiro. Os grupos de comando são caracterizados pela hierarquia.
Grupos de interesse: pessoas que se juntam para atingir um objetivo comum a todos. Por exemplo, quando os funcionários se juntam para exigir melhores condições de trabalho.
Grupos de amizades: são alianças sociais que extrapolam o ambiente de trabalho, podem se basear na mesma faixa etária, na