Liderança tipologia
O fator que da sentido ao comportamento de cada participante é a cultura, e segundo Claude Lévi-Strauss: “a cultura é a capacidade exclusivamente humana de dar sentido a si mesmo e a tudo o que é diferente de si, ou seja, o outro.”
O indivíduo tem que interagir num contexto cultural para socializar-se , porque o comportamento dele interfere no comportamento de outro e de acordo com Émile Durkheim: “Na verdade, o homem não é humano senão porque vive em sociedade” E complementa: “O homem que a educação deve realizar, em cada um de nós, não é o homem que a natureza fez, mas o homem que a sociedade quer que ele seja; e ela o quer conforme o reclame a sua economia interna, o seu equilíbrio.”
William I. Thomas contempla o indivíduo e o grupo: porque a evolução pessoal encontra-se tanto na natureza do indivíduo quanto na sociedade. Aristóteles dizia que o homem é um animal comunitário por natureza, que deve viver em sociedade e quem, não por inibição, mas por tendência instintiva, se isola, é um deus ou um besta.
Participando de diversos grupos, o integrante sofre influência de cada um deles. Os grupos variam em dimensão, constituição e objetivo. Um indivíduo participa de grupos diversos, como: família, escola, religião, grupos de trabalho e econômicos. Levando em consideração as organizações, elas integram um conjunto maior: seus integrantes fazem parte de outros grupos, contando com uma acumulação de experiências e de cultura. Numa empresa há uma variedade de pessoas que precisam se unir para a conquista de seus objetivos.
Liderança: capacidade de um membro do grupo influenciar os outros, visando o alcance de seus objetivos. Liderar é influenciar! “Do líder espera-se uma visão ampla e