Liderança no desporto
Conceito de liderança
Alguns autores definem:
Segundo Murray (1991), alguns autores definem a liderança como um processo de condutas, pelo meio do qual, um individuo influencia outros para que se realize o que ele quer.
No aspecto da Psicologia
A liderança é um dos aspectos mais estudados no âmbito da Psicologia do
Desporto, sendo um tema de grande interesse pelas implicações que tem, tanto nos desportos coletivos como nos individuais, uma vez que as relações que se estabelecem entre o treinador e atleta(s) ou no seio de um grupo-equipe são fundamentais na obtenção do rendimento desportivo (Serpa, 1990).
A Importância da Convivência
Entre outros aspectos, Alves (2000), realça a importância deste processo como elemento fundamental para o desenvolvimento de um bom clima organizacional, que por sua vez é determinante no grau de satisfação das relações interpessoais e na eficácia do desempenho das suas tarefas
• Um Esquema de Classificação no
Processo de Liderança:
O centro do processo de grupo;
Um efeito da personalidade (do líder sobre os seguidores); Uma arte de induzir a submissão;
Um exercício de influência;
Um ato ou comportamento;
Uma forma de persuasão;
Uma relação de poder;
Um instrumento para alcançar objetivos
Um processo de interação;
Um papel diferenciado;
Uma iniciação da estrutura e
Uma combinação de elementos;
Tipos de abordagem sobre a liderança Há semelhança do que acontece noutros campos de estudo da psicologia, uma das discussões centrais, que tem gerado alguma controvérsia acerca da liderança, é a determinação se esta capacidade é uma característica inata ou adquirida (Dosil, 2004).
Se uns defendem que ser líder faz parte da personalidade do sujeito, outros sustentam que é o contexto e a aprendizagem que converte o indivíduo.
Traço/Característica
• Centra-se no estudo das características da personalidade dos líderes, na tentativa de encontrar os