Liderança fuga das galinhas
Na história a galinha Ginger é a líder do grupo, na qual possui a habilidade de influenciar os seus semelhantes a seguir seu plano estratégico de escapar do fim trágico que seus donos reservam para ela e seus companheiros de galinheiro na fazenda em Yorkshire.
Após várias tentativas de fuga frustradas, surge na granja o galo Rocky, com uma ambiciosa promessa de ensinar às galinhas a aprender a voar. Contudo, o tempo de Ginger e Rocky é curto, pois os Tweedy, donos da fazenda, compraram uma máquina que faz tortas de galinhas e que em breve, entrará em operação e irá dizimar toda a população do local. Mas como espírito de equipe, força de vontade, determinação e amor à própria vida Ginger não desisti tão fácil, colocando em prática o seu plano de ação.
Após se depararem com a desilusão criada ao descobrirem que o galo Rocky estava mentindo em relação a ensiná-las a voar, as galinhas começaram a desanimar levando-as ao condicionamento de não se arriscar e se conformar com a condição de inferioridade. Eis que surge mais uma vez a líder Ginger mostrando de forma clara e grandiosa sua visão metodológica e sistêmica, convencendo o grupo a não desanimar.
No momento que o galo Fowler mostra sua insígnia da aeronáutica surge à ideia na galinha Ginger a criação de fazerem um avião para realizarem a fuga tão sonhada, onde mais uma vez começa a colocar seu plano em prática. Ginger busca incentivar o grupo a seguir seus objetivos a fim de um bem comum, liberdade a todas as galinhas, delega funções de acordo com as habilidades de cada um, busca recursos e sabe negociar, possui o poder de barganha, acompanha as atividades de perto, reconhece o trabalho bem feito, motiva a todos do grupo e fala com firmeza, a fim dos seus liderados terem confiança nela. Todas essas habilidades faz com que haja a sinergia do esforço coletivo trazendo ótimos resultados.
Através da sua forma de liderança Ginger consegue mostrar aos seus liderados habilidades