Resenha fuga das galinhas
FILME
“FUGA DAS GALINHAS”
A “Fuga das Galinhas” apresenta um contexto riquíssimo em termos de Gestão de Pessoas, para análise de estilos de liderança e o convívio de um grupo, onde cada um tem sua personalidade, responsabilidade e todos com o mesmo objetivo, a busca da liberdade.
O filme retrata a história de uma granja dedicada à criação de galinhas em Yorkshire, os donos da granja era um casal da família Tweedy, que passou de geração à geração. Foi quando os atuais donos decidiram comprar uma máquina que fazia tortas de galinha, e que rapidamente entraria em funcionamento e acabaria com toda a população do local. Nesta granja existiam várias galinhas e entre elas, a galinha Ginger, que procurava uma maneira de conseguir escapar da granja e do fim trágico que a esperava. Ginger era uma líder que encasalvemente elaborava planos para sua fuga junto com seus companheiros e tinha o sonho de viver num santuário em liberdade.
Ginger era uma líder, inteligente, estratégica, positiva e perseverante, sempre empenhada em fazer planos e projetos para fuga. Ela acreditava que todos sairiam daquele local, teve várias ideias e elaborou vários planos para fuga, mas nenhum foi bem sucedido. Após várias tentativas, Ginger se frusta, pois em sua visão, parte da culpa para o não sucesso dos planos de fugas, era do grupo, por não ser comprometido e empenhando com seu plano. Neste momento do filme mostra Giger em acesso de raiva e passa ficar cada vez mais isolada dos seus companheiros.
Nesse contexto, podemos comparar o filme com o cotidiano organizacional, onde o líder de um grupo tem grandes ideias, tenta executar, mas não consegue chegar ao resultado final, e muitas vezes o lider acha que o problema esta no restante do grupo, por não comprar a ideia, ou simplesmente não se comprometer com o trabalho; Quando na realidade o problema pode estar no propio lider, por não saber conduzir determinada situação e não ptomover motivação ao grupo, para a