Liderança de vanguarda
Artur Diniz, autor do livro “Líder do Futuro: a transformação em Líder Coach”, afirma que a Liderança é hoje a capacidade mais carente nos grandes executivos das empresas. Para ele, a inabilidade na gestão de pessoas é o assassino silencioso das estratégias bem planejadas e da superação de metas de resultados. O impacto de pessoas insatisfeitas ou mal direcionadas nos níveis iniciais da estrutura hierárquica empresarial é sub-dimensionado.
No passado, os princípios básicos da liderança consistiam em considerar o gestor como um indivíduo “importante” dentro da organização. Uma pessoa que possuía fronteiras estabelecidas no seu cargo e evoluía de acordo com seu desempenho individual, diz Débora Martins da Atender Bem Consultoria.
Nesse modelo, as falhas eram motivos para punições e realização de treinamentos. Tais medidas geravam individualismo, ambiente conflitante, comunicação deficiente, egoísmo e ganância. Até hoje se discute um modelo de gestão satisfatório que atenda a qualquer tipo de necessidade, independentemente da situação.
Este curso nos dá a oportunidade de tratar um tema tão importante para o desenvolvimento da sociedade que é ‘Liderança e Poder’. Vivemos hoje numa escuridão em termos de “liderança e delegação de poder”. Por falta de qualificação, nem sempre temos as melhores pessoas à frente dos melhores projetos, seja na vida empresarial, política ou comunitária. A gestão privada e a gestão pública carecem de verdadeiros Líderes. Podemos, em algumas situações, ter até bons gerentes, cumpridores de metas e eficientes colhedores de resultados, mas não sabemos a que preço este sucesso é alcançado. Por isso temos a convicção de que formar Líderes de Vanguarda é investir no desenvolvimento de pessoas mais qualificadas para conduzirem os destinos de uma sociedade mais próspera, mais justa e mais feliz. É este o nosso objetivo.
Adonias de Castro
CAPITULO 1