Liderança criativa
Nos tempos passados, a criatividade era vista como uma dádiva divina. Com o passar dos tempos e com o acúmulo de conhecimentos, percebeu-se que todo ser humano é criativo, basta apenas exercer a sua criatividade.
O avanço da tecnologia e o mundo globalizado em que vivemos vêm causando constantes transformações em nossas vidas e, principalmente, nas organizações. O aparecimento de novos produtos e novas tecnologias vem acirrando cada vez mais a concorrência entre as empresas. E estas, buscam produtos e serviços únicos, melhores do que já existem. As mudanças estão acontecendo praticamente da noite para o dia e as organizações que não estão preparadas para buscar novas idéias estão fadadas ao fracasso.
Cada vez mais as empresas estão investindo em criatividade e buscando líderes com essa competência. O conhecimento já não basta para os recursos humanos das organizações e, principalmente, para os líderes que as conduzirão.
Com a necessidade de inovação, as organizações vêm investindo nas mudanças em suas culturas organizacionais focando em ambientes criativos e em gestores que incentivem suas equipes a buscarem novas idéias.
2 LINHA DO TEMPO
A criatividade sempre foi estudada ao longo da História e, com o passar do tempo, várias transformações aconteceram. Mostramos breves considerações das transformações ocorridas com o passar dos anos:
* 1800: Relação patriarcal – caracterizada pelo escravismo. * 1900: Taylorismo – o mecanicismo era totalitário e o homem não era considerado como um ser capaz de pensar e dar opiniões, mas sim, como uma máquina. * 1950: A burocracia no poder – o homem sem a possibilidade de expressão, cumprindo um papel pronto, regulamentado. * 2000: Valorização do homem enquanto ser pensante – algumas aptidões do homem começam a serem levadas em conta, como o conhecimento, a inteligência e a responsabilidade. A liberdade de expressão também começa a fazer parte do processo administrativo.
Temos, também,