Liderando a mudança
Definição:
Liderança é um processo de influência; nesse sentido, os líderes são indivíduos que, por suas ações, encorajam um grupo de pessoas rumo a uma meta comum ou compartilhada.
O fato de alguém ser visto como líder formal em uma organização nem sempre quer dizer que ele exerça liderança.
Liderança transacional x transformacional:
Líderes transacionais orientam seus seguidores em direção a metas estabelecidas, esclarecendo requisitos dos papéis e das tarefas.
Recompensa contingente: negocia troca de recompensas por bom desempenho, reconhece realizações; Administração por exceção (ativa): observa e procura desvios de regras e padrões, toma medidas corretivas; Administração por exceção (passiva): apenas intervém quando os padrões não são cumpridos; Laissez-faire: abdica das responsabilidades, evita tomar decisões.
Líderes transformacionais (1) inspiram os seguidores a transcenderem seus interesses pessoais em favor da organização e (2) exercem um efeito profundo e extraordinário sobre eles.
Carisma: apresenta visão e sentido de missão, instila orgulho, obtém respeito e confiança; Inspiração: comunica expectativas elevadas, expressa objetivas importantes de maneiras simples; Estímulo intelectual: promove a racionalidade, inteligência e solução cuidadosa dos problemas; Consideração individualizada: dedica atenção pessoal, orienta tecnicamente, aconselha.
Liderança carismática
A liderança carismática é uma extensão do modelo da atribuição de liderança e um subconjunto da liderança transformacional.
• o líder carismático possui uma meta idealizada que desejam alcançar e um forte compromisso pessoal com ela; • é também anticonvencional, autoconfiante, assertivo, além de agente radical, em lugar de guardião do status quo.
Processo de influência: • Primeiro, o líder articula uma visão atraente para os seguidores. • Segundo, o líder