Resenha john kotter (liderando mudança)
Kotter enfatiza que empresas que buscam por transformações reais precisam de líderes preparados para implantar mudanças. Ele cita uma estrutura contendo oito passos que podem ser seguidos por executivos de todos os níveis.
Destacando a importância da sequencia dos passos, ele mostra alguns dos principais erros cometidos por pessoas que estão envolvidas em processos de mudanças identificando: permitir complacência excessiva, falhar na criação de uma coalizão administrativa forte, subestimar o poder da visão, comunicar a visão de forma ineficiente, permitir que obstáculos bloqueiem a nova visão, falhar na criação de vitórias em curto prazo, declarar vitória prematuramente, negligenciar a incorporação sólida de mudanças à cultura corporativa.
Esses erros não são inevitáveis, mas podem ser evitados e/ou atenuados com consciência e habilidade. O bom gerenciamento consiste em entender porque as empresas resistem à mudança necessária.
As principais consequências desses oito erros comuns são que: as novas estratégias não são implementadas corretamente, as aquisições não atingem os efeitos esperados, a reengenharia é lenta e dispendiosa, o downsizing não mantém os custos sob controle, os programas da qualidade não apresentam os resultados desejados.
O número de mudanças nas empresas tem crescido muito nas últimas duas décadas. Fusões e aquisições, programas de reengenharia, programas de qualidade, continuam pressionando as empresas para reduzir custos, aumentar a produtividade e identificar novas oportunidades de crescimento. O processo de mudança envolve diversos projetos, cada um com seus diversos passos necessários a mudança.
O processo para uma mudança bem-sucedida contém oito etapas: estabelecimento de um senso de urgência, criação de uma coalizão administrativa, desenvolvimento de uma visão e estratégia, comunicação da visão da mudança, como investir de empowerment os funcionários para