licor e creme hidratante
FEIRA DE QUÍMICA
SÃO PAULO
2013
LARISSA BECARI NOGUEIRA
NATASHA EVANGELISTA SCHIAVI
CAROLINA FREIRE TIERI
CAMILA COSTA ISIDORO
FERNANDA OLIVEIRA PEREIRA
LETÍCIA DE FREITAS SILVA
Trabalho solicitado pelo professor José Aparecido Pereira da Silva nas disciplinas Operações Unitárias e Química Ambiental.
SÃO PAULO
2013
RESUMO
A Feira de Química do Centro Educacional Beta, ocorreu nos dias 13 e 14 de junho. É um evento que acontece anualmente, onde os alunos desenvolvem produtos, realizam experimentos científicos e apresentam para o público.
A nossa turma desenvolveu licores de diversos sabores e creme hidratante. A produção dos mesmos objetivou criar produtos já existentes, porém, com características que os tornassem originais, e que despertassem o interesse e curiosidade do público.
Este trabalho fará uma abordagem sobre a definição de tais produtos, suas aplicações e funções, matéria-prima usada para a produção e seus respectivos processos de fabricação.
SUMÁRIO
REFERÊNCIAS......................................................................................................... 23
LICORES
INTRODUÇÃO
As bebidas alcoólicas podem ser consideradas tão antigas quanto a própria humanidade. Povos tão antigos quanto os fenícios, assírios e babilônios entre outros as mencionaram em seus registros (AQUARONE, 1993). No Brasil, a bebida alcoólica é definida como um produto refrescante, aperitivo ou estimulante destinado à ingestão humana no estado líquido, sem finalidade medicamentosa.
De acordo com a legislação brasileira (decreto nº 2.314/97), licor é a bebida com graduação alcoólica de 15 a 54 por cento em volume, a 20ºC, e um percentual de açúcar superior a 30g/L. É uma bebida alcoólica adocicada e aromatizada por frutas, ervas, temperos, flores, sementes, raízes, cascas de árvores ou ainda cremes. O termo vem do latim