Cupuaçu organico
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
OSIENNE DE SOUSA FERREIRA
ALIMENTOS ORGÂNICOS
CUPUAÇÚ
BELÉM, PA
2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
OSIENNE DE SOUSA FERREIRA
ALIMENTOS ORGÂNICOS
CUPUAÇÚ
Informações sobre o Cupuaçu, características, vitaminas, benefícios e propriedades
BELÉM, PA
2012
INTRODUÇÃO
Originário da região amazônica, principalmente em sua fronteira com o cerrado, o cupuaçuzeiro é uma árvore de porte pequeno a médio que pertence à mesma família do Cacau e pode alcançar até 20 metros de altura. Possui flores grandes, e dá frutos, os cupuaçus, que são os maiores do gênero, chegam a pesar até 1,5 kg.
O cupuaçu é uma fonte primária de alimento na floresta amazônica tanto para as populações locais quanto para os animais. Geralmente é procurado pelo sabor típico de seus frutos, em que há o aproveitamento da polpa e das sementes pelas indústrias alimentícias e de cosméticos, em virtude de suas propriedades sensoriais e químicas, pois de seu grande fruto são feitos sucos, bombons e doces em geral.
CARACTERISTICAS GERAIS DO CUPUAÇÚ
A árvore pode chegar a uma média de 10 a 15 m de altura. As folhas são longas, medindo até 60 cm de comprimento. Os frutos apresentam forma esférica ou ovóide e medem até 25 cm de comprimento, tendo casca dura e lisa, de coloração castanho-escura. As sementes ficam envoltas por uma polpa branca, ácida e aromática. Os frutos surgem de janeiro a maio e são os maiores da família.
O cupuaçu contém ferro, fósforo e proteínas, necessários para a formação celular, participando dos processos químicos que permitem a continuação da vida. Vitaminas: C (ácido ascórbico), excelente para evitar gripes, infecções e até o câncer, melhorando o sistema imunológico e varrendo os radicais livres; vitaminas do complexo B ( B1, B2, B5): B1 (tiamina), antiestressante e tonificante dos músculos; B2,