LICITAÇÃO ÔNIBUS DE PORTO ALEGRE
Raquel Farias Mathias Rosa
Professor Luis Afonso Santos Senna
Universidade Federal do Rio Grande Do Sul
Escola de Engenharia
Transporte Público e Urbano
RESUMO
Este artigo irá abordar o contexto de licitação para o serviço de transporte público, mas com enfoque na licitação de ônibus de Porto Alegre, demonstrando o que está sendo exigido pela prefeitura, o que o contratado deverá realizar e o que os usuários do transporte público ganharão, com as medidas propostas na licitação. Evidenciando a problemática da terceira proposta de licitação realizada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação.
ABSTRACT
This article will address the bidding context for public transportation service, but focusing on the Porto Alegre bus bid, demonstrating what is being demanded by the city , which the contractor should carry and what users of public transport will win with the measures proposed in the bid. Highlighting the issue of third proposal bidding conducted by Public Transport Company and Circulation.
1. INTRODUÇÃO
O presente estudo tem como objetivo observar e entender a licitação de Transporte Público ocorrida na cidade de Porto Alegre, publicada no dia 6 de maio de 2015. O qual propõe mudanças no serviço de transporte urbano, objetivando para entrar em conformidade com a lei e qualidade de serviço.
Os assuntos abordados são referentes a disciplina de Transporte Público Urbano (ENG09038) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ministrada pelo professor Luis
Afonso Santos Senna, que serviram de apoio para a interpretação do sistema de transporte.
Este trabalho também visa analisar, a impacto que acarretará para os usuários e para a prefeitura.
Em primeiro momento, foi feita uma revisão na lei n° 8.666, de 21 de junho de 1993, para compreender procedimentos e tipos de licitação. Em seguida, foram levantadas informações importantes retiradas do edital de concorrência pública n° 1/2015 e de reportagens, que demonstravam a visão do