licenciatura em história
Unidade 2 - RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL A QUESTÃO DOS AFRODESCENDENTES NO BRASIL Olá, nesta aula vou apresentar a vocês a importância da contribuição dos povos africanos para o desenvolvimento do Brasil, e a formação da identidade afro-brasileira.
Como sabemos, nosso país se formou a partir da união de diferentes povos e culturas, sendo que os de origem africana, que aqui chegaram pelas vias da escravidão, promoveram ao longo da história uma infinidade de costumes e saberes que muito contribuíram com o desenvolvimento de nossa sociedade. Entretanto, essa mesma história foi marcada por práticas de dominação de outros povos que haviam chegado anteriormente – os de origem europeia – e que ao longo de séculos mantiveram os demais em condição de servidão (na base da força), fazendo com que nossa história ficasse marcada pela produção de profundas desigualdades e preconceitos.
Para compreender a sociedade brasileira, com todas as suas características e problemas, é preciso entender os elementos constitutivos das relações sociais em nosso país ao longo do tempo. Vamos, então, começar do início?
O período da escravidão no Brasil foi marcado pela separação de famílias vindas da África e pela mistura de povos que habitavam aquele continente, fato que resultou em uma imensa pluralidade étnica e cultural. Apesar disso, esses povos conseguiram preservar muito de suas culturas de origem, adotando a aculturação como estratégia de manutenção de suas tradições, crenças, saberes e práticas.
Esse longo processo de dominação foi marcado também pela resistência e pela luta contra a escravidão e a discriminação, o que não impediu que um grande conjunto da sociedade desenvolvesse atitudes de racismo. Aliás, ao contrário do que muitos pensam, o Brasil é um país bastante preconceituoso e racista, na medida em que ainda trata desigualmente indivíduos de determinadas origens étnicas (basta ver as disparidades entre os chamados “brancos” e “negros”