Licenciada
AULA 9
1. Por que o pressuposto básico do conhecimento é a relação sujeito-objeto?
A um processo pelo qual a mente torna presente diante de si a imagem, a ideia e o conceito de algum objeto. Portanto, para que exista conhecimento, sempre será necessária a relação entre dois elementos básicos: um sujeito conhecedor (nossa consciência, nossa mente) e um objeto conhecido (a realidade, o mundo, os inúmeros fenômenos). Só haverá conhecimento se o sujeito conseguir apreender o objeto, isto é, conseguir representá-lo mentalmente. Portanto, o pressuposto fundamental do conhecimento é o estabelecimento de uma relação entre um sujeito que conhece e um objeto que é conhecido. Se esse objeto não se mostrar de alguma maneira para o sujeito, ele não poderá ser conhecido.
2. Por que para haver conhecimento é necessário responder ao Ceticismo?
No Ceticismo todo conhecimento é relativo, pois depende da realidade da pessoa que o possui e das condições do objeto que está sendo analisado. Como a cultura (regras, leis, costumes, visões e mundo, crenças) muda em cada período histórico, os defensores do ceticismo acreditam ser impossível estabelecer o que é real e irreal ou correto e incorreto. Expressar uma condição necessária para o conhecimento, e a reivindicação é a de que tomadas em conjunto acabam sendo extremamente válidas e de grande importância.
3. Comente as posições Platônica e de Ortega Y Gasset quanto à questão “Por que e para que conhecemos?”
Platão opõe a crença ou opinião ("doxa", em grego) ao conhecimento. A crença é um determinado ponto de vista subjetivo. O conhecimento é crença verdadeira e justificada. brange o conhecimento teórico, o saber que. Tal tipo de conhecimento é o conjunto de todas aquelas informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia. Este conhecimento consiste em descrever, explicar e predizer uma