licenciada
A professora Eliana Ahumada, do cursinho Anglo, acredita que o aluno se prepara melhor para o vestibular em espanhol quando está em contato constante com a leitura dessa língua, seja por meio de entrevistas, narrativas, historietas, charges, fábulas, novelas ou poemas.
"Recomendo textos variados de atualidade. A Mafalda, por exemplo, tem caído bastante, porque é mais conhecida", analisa.
Regras de acentuação gráfica e signos de pontuação.
A maioria das palavras possui uma sílaba tônica, porém em espanhol não se acentuam todas. A acentuação dependerá do número de sílabas e da terminação da palavra.
"As regras de pontuação são parecidas com o português. Uma vírgula faz toda a diferença", diz Hernan Bastidas, professor do cursinho Oficina do Estudante.
O aluno não pode esquecer também um outro aspecto importante da língua: os pontos de interrogação e exclamação são expressos no começo e no final das frases (¿Qué quieres?) -- recurso que as línguas portuguesa e inglesa, por exemplo, não tem.
Artigos definidos e indefinidos.
Os artigos definidos podem ser usados para se referir a uma coisa ou pessoa concreta (Busco a la esposa del señor Jiménez), nomes próprios, formas de tratamento (señor, señora).
Já os indefinidos, para se referir a um nome qualquer dentro de uma categoria de coisas ou de pessoas (¡Mira! un avión) e material (Necesito unos papeles).
É preciso saber que com hay, había e habrá não há a utilização de artigo definido, e sim indefinido (Hay una manzana en la cocina); no plural, o artigo some (Hay chocolates en la caja).
Substantivos e adjetivos: gênero e número.
Os estudantes devem saber as regras básicas de substantivos em espanhol e ter domínio da formação do feminino a partir do masculino (Rey - Reina).
"Temos muitas palavras que dependendo do gênero mudam o sentido, como por exemplo cura [el cura: padre;