Libras
Tratamento diferenciado que leva à inclusão ou à exclusão de direitos?
Esta pesquisa procurou saber como tratar os deficientes igualmente sem que eles mesmo não se sintam excluídos .
Por exemplo em relação a tratamento diferenciado as cotas nos vestibulares será que essa forma de tratamento é bem vista por todos. O tratamento diferenciado tem que ser praticado quando a uma necessidade realmente especial com mesmo ambiente dos outros como em uma escola comum para que o deficiente não se cinta excluído.
Atendimento educacional especial : aspectos legais
Nesse tópico abrange os direitos da educação para os deficientes no ensino especial coberto pela constituição federal principalmente com o artigo 5º que diz que todos somos iguais, portanto é lei o recebimento de deficientes seja ele qual for nas instituições regulares.
Segundo a LDBEN lei de diretrizes e bases da educação nacional o atendimento só será especial se não for possível a integração na classe comum.
Na convenção da Guatemala cita que o ensino especializado não pode substituir mas complementar as escola comum. Temos também o atendimento especializado na educação infantil que diz que o estabelecimento que se destina a criança de 0 ano tem que dispor de profissional especializado para lidar com bebes deficientes .
Educação inclusiva – Orientações pedagógicas
Visando o acesso ao deficiente no ensino comum temos algumas dificuldades como a interação entre os alunos , professores despreparados , falta de materiais específicos , etc.
Mais a escola que vai conseguir ter essa inclusão se baseia em um ensino de qualidade conseguindo aproximar o aluno entre si , tratar melhor o conteúdo acadêmico como meios de conhecer o mundo.
Para uma boa dinâmica entre a turma sem distinção precisa ter algumas atividades como debates, pesquisas, registro escrito e falados , observação e vivência , com esses processos podemos aproximar mais os alunos e de forma