Libras
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: LIBRAS
DISCENTE: PAULA MARIA FERREIRA BASTOS
A LINGUÍSTICA E A LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA
(FICHAMENTO)
São Luís – Ma
2013
QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira. Estudos lingüísticos. Porto Alegre: Artmed; 2004.
Lingüística – é o estudo científico das línguas naturais e humanas. As línguas naturais podem ser arbitrárias e/ou como algo que nasce com o homem. (p.15)
Aristóteles – naturalista quanto às proposições e convencionalista quanto às palavras, pois considerava que as coisas eram infinitas e as palavras eram finitamente determinadas pelos seres humanos. (p.15)
Platão – naturalista quanto às palavras, assumindo que a linguagem nasce com o homem. (p.15)
Linguística – busca desvendar os princípios independentes da lógica e da informação que determinam a linguagem humana. (p.16)
Linguística – é a área que se preocupa com a natureza da linguagem e da comunicação. (p.16)
A linguagem parte de pressupostos básicos que determinam as investigações – a linguagem é restringida por determinados princípios (regras) que fazem parte do conhecimento humano e determinam a produção oral ou visuoespacial, dependendo da modalidade das línguas (falada ou sinalizada), da formação das palavras, da construção das sentenças e da construção dos textos. Universalidade de tais princípios, ou seja, as investigações de aspectos específicos de cada língua revelam as características da linguagem humana. (p.16)
Áreas da linguística que estudam os vários aspectos da linguagem humana:
Fonética – é a ciência que estuda os sons como entidades físico-articulatórias isoladas. Estabelece um conjunto de traços, ou propriedades, que possam descrever todos os sons utilizados na linguagem humana. Descreve os sons da linguagem e analisa suas particularidades articulatórias, acústicas e perceptivas. (p.17)
Fonologia – estuda os sons