Libras
Léxico
Exemplo:
O Léxico da LIBRAS soletram palavras do português, e introduzi a palavra que não tem sinal.
Fonologia
Estuda das unidades menores que irão fazer diferença na formação de uma palavra. Por exemplo, no português: os sons de /B/ e de /M/ são distintivos porque formam um par mínimo /BOLA/ e /MOLA/. O par mínimo indica que ao mudar apenas uma unidade mínima, ou seja, /B/ e /M/, em uma determinada combinação determinará mudança de significado. Isso é o que acontece com os pares mínimos listados na LIBRAS.
Exemplos á Fonologia da LIBRAS:
AMANHÃ = FÁCIL BOI = EVITAR MOTO = BICICLETA QUENTE = RÁPIDO
Gramática da LIBRAS
PARÂMETROS: •Configurações de mãos; •Ponto de articulação (PA) ou Localização (L); •Movimento (M); •Expressão Facial; •Orientação da(s) palma(s) da(s) mão(s).
A estrutura da Língua Brasileira de Sinais é constituída de parâmetros primários e secundários que se combinam de forma sequencial. Segundo Brito (1995, p. 36-41) os parâmetros primários são:
As mãos tomam as diversas formas na realização de sinais. De acordo com a autora, são 64 configurações de mãos na LIBRAS.
Ponto de Articulação
Ponto de articulação, que é o “espaço em frente ao corpo ou uma região do próprio corpo, onde os sinais são articulados. Articulam no espaço neutro diante do corpo e os que se aproximam de uma determinada região do corpo, como a cabeça, a cintura e os ombros” (BRITO, 1995).
Movimento
Movimento, que é um “parâmetro complexo que pode envolver uma vasta rede de formas e direções, desde os movimentos internos da mão, os movimentos do pulso. As mãos descrevem no espaço ou sobre o corpo pode ser em linhas retas, curvas, sinuosas ou circulares em várias direções e posições”. (BRITO, 1995).
Os exemplos:
a) Configuração das mãos: São formas das mãos que podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mão predominante (mão direita para os destros ou esquerda para os