Libras
2. Definições sobre o Bilinguismo. O bilinguismo é um fenômeno muito presente na sociedade. Muitas pessoas falam, se comunicam em mais de uma língua; duas, por vezes mais. O bilinguismo, além desses aspectos cognitivos, tem também muitas implicações sociais e culturais. Sabendo que toda a ideia de linguagem é social, ou seja, implica alguém com quem se fala, uma intenção comunicativa, uma ligação de um indivíduo a outro.
3. O que vem a ser Cultura da Comunidade Surda?
As identidades surdas são construídas dentro das representações possíveis da cultura surda, elas moldam-se de acordo com maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito. E dentro dessa receptividade cultural, também surge aquela luta política ou consciência oposicional pela qual o individuo representa a si mesmo, se defende da homogeneização, dos aspectos que o tornam corpo menos habitável, da sensação de invalidez, de inclusão entre os deficientes, de menos valia social.
4. Como a sociedade ver a Cultura Surda? A sociedade não aceita a identidade e a cultura surda, pois os padrões do ouvintismo consagram-se como maioria. Devido aos surdos constituírem uma minoria, o ouvinte tenta modifica-lo, sempre tentando adaptá- lo para o mundo ouvintista. Hoje os surdos, após diversos movimentos sociais, e conhecem-se como comunidade cultural diferenciada e resistem aos padrões impostos pela sociedade considerada normal. Tais