libras
A surdez é tratada como uma deficiência aonde quem possui é obrigado a adaptar-se a conviver com a forma de linguagem de outras pessoas. O surdo não é escutado, não consideram sua vivência, seus hábitos. As leis que determinam sobre a linguagem de sinais a reconhecem como meio legal de comunicação, garante a inclusão desta forma de comunicação. Porém a linguagem de sinais é ainda pouco conhecida, poucas pessoas têm o domínio desta forma de expressão, o surdo ainda é muito excluído no meio social.
A surdez é colocada como uma deficiência e um modelo clinico, que necessita de correção, e essa forma de pensar está errada, os surdos devem ser aceitos em sociedade como pessoas normais com uma forma diferente de se comunicar. Todos deveriam ter acesso a esse modo de linguagem para que ninguém se sentisse excluído, ou tratado de forma diferente perante a sociedade.
Um grande problema também esta nos próprios surdos que acabam negando sua condição, por se acharem diferentes, fora de contexto. As escolas deveriam encontrar uma forma de implantar aulas para tratar dessas linguagens, muitas pessoas estão despreparadas para lidar com as linguagens de sinais, e isso deve vir de cedo, para que o surdo seja tratado como uma pessoa normal que se comunica de forma diferente, para que no futuro essas pessoas não passem por situações difíceis, as pessoas em geral precisam adaptar-se com pessoas que sofrem desse problema, isso é inclusão, não obrigar eles a se adaptarem a nos.
De forma geral esse é um assunto ainda muito delicado e pouco tratado na educação brasileira, mas ainda defendo que o surdo deve ser incluído com sua forma de se expressar, de interagir e se sentir compreendido e aceito pelas demais pessoas.
Saber lidar com o diferente do que estamos acostumados é essencial para uma boa convivência com os demais.
ATIVIDADES OFERECIDAS EM SALA DE AULA REGULAR QUE CONTEMPLEM ALUNO DEFICIENTE AUDITIVO
Chamada
A professora chamará de acordo